4 dicas para não deixar mercadorias paradas
Não são poucas as empresas que montam estoques sem
planejamento estratégico e, por consequência,a falta de controle pode ser
desastrosa. Um risco muito observado é o de ficar sem produtos para atender aos
clientes. E, claro, para evitar que isso ocorra a saída abastecer o estoque, muitas vezes
acima do suficiente. Dessa forma, o empreendedor garante que os consumidores
não passem a comprar no concorrente.
Por outro lado, atender bem os clientes não deixando que
produtos faltem pode gerar um problema: estoque parado.
Isso é bastante negativo para a empresa porque é dinheiro parado que, além de
não trazer retorno, está gerando gastos por ocupar espaço e tempo do setor
responsável. Simplesmente não dá para ser lucrativo em uma situação dessas!
Você já deu uma conferida no estoque hoje? Está
com mercadoria parada? Então, confira as nossas dicas para movimentar produtos
e iniciar um processo de gestão de estoque:
Avalie seu estoque
Antes de mais nada é fundamental saber o que você tem em
excesso no estoque.
Fazer esse levantamento vai ajudá-lo a filtrar o que deve ser priorizado na sua
estratégia. Dependendo do ramo, como o de produtos perecíveis essa analise é
imprescindível para estimular a saída de mercadorias com prazo de validade mais
curto. Mas não fique focado apenas nos excessos. Um olhar atento vai mostrar
quais são os produtos com maior saída, os que estão em baixa no estoque e qual o seu
ativo parado.
Feita essa analise, reforce as vendas dos produtos em excesso
ou que estão parados há mais tempo com promoções. Dependo da análise, é
possível fazer ofertas por tipo de produtos, estimulando a saída de uma série
de mercadorias do mesmo tipo.
Verifique quanto gasta
com o estoque
Você sabe que estoque parado é custo,
mas você sabe quanto paga para mantê-lo? Faça os cálculos de todos os custos de
manutenção (incluindo de pessoas aos recursos usados) do estoque e do quanto
cada produto parado impacta nesse custo. Muitas vezes, vale a pena conceder um
desconto melhor para estimular a venda do que manter mercadorias armazenadas.
Faça os cálculos antes de definir de quanto será o desconto oferecido.
Automatize o gerenciamento
de estoque
Utilizar um software para gerenciar os produtos do estoque é uma
estratégia bastante inteligente e até essencial. Um bom sistema, que opera de
forma integrada junto aos outros setores de gestão da empresa, garante a
atualização constante e menos custos já que os processos de verificação e
análise se dão de forma mais rápida.
Impulsione as vendas
As promoções que suscitam a necessidade de urgência nos
clientes podem ser uma opção vantajosa para estimular as vendas dos estoques
parados. Elas atraem consumidores e estimulam as vendas em um prazo curto, em
geral. É uma medida indicada, sobretudo, para companhias que têm necessidade de
liberar rapidamente espaço no estoque.
Aproveite a atração dos consumidores para estimular a venda
de mais produtos. Deixar produtos em evidência e em proximidade com os
ofertados é uma forma a mais de alcançar resultados de venda. Além disso, dê
destaque às promoções, seja avisando à clientela, mandando e-mail marketing,
por telefone e deixando isso claro através de cartazes caso tenha uma loja
física.
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