Reduzir os estoques para melhorar os custos
A crise econômica está dando
sinais de que ficou para trás, mas isso não significa dinheiro sobrando no
caixa das empresas, muito menos que é hora de afrouxar as rédeas do controle e
do corte de despesas desnecessárias.

Dado que os estoques estão lá
para atender a uma demanda futura,
normalmente desconhecida, deve-se focar na melhoria dos sistemas de gestão de
estoques, de previsão de demanda e na avaliação da qualidade dos mesmos.
Menores estoques trarão ainda
resultados positivos disseminados em diferentes áreas:
– menos espaço requerido, logo um armazém menor e mais
limpo;
– menos manutenção e manuseio, diminuindo probabilidade de quebras e avarias, e ainda menos gastos com pessoal;
– menor obsolescência, giro mais rápido, estoques mais novos;
– menos riscos frente às flutuações de preços, para citar algumas vantagens.
– menos manutenção e manuseio, diminuindo probabilidade de quebras e avarias, e ainda menos gastos com pessoal;
– menor obsolescência, giro mais rápido, estoques mais novos;
– menos riscos frente às flutuações de preços, para citar algumas vantagens.
No entanto, antes de gastar mais
dinheiro em algo que deveria economizar dinheiro, comece pelo simples.
Reconecte-se com seus clientes, conhecendo suas práticas de estocagem e de
compras, e os influenciando para adaptarem-se àquilo que lhe convém, com frequência,
frete, preços diferenciados. Com custo quase nulo, pode surtir efeitos muito
interessantes.
Além dos clientes, analise o
fornecimento de matérias-primas e produtos. Seu fornecedor é confiável? Você
tem um fornecedor “reserva”, caso o primeiro não consiga lhe atender, e até
para comparar os preços praticados?
Identifique agora os elementos
que contribuem com o aumento dos estoques, do ponto de vista dos modelos de
gestão de estoques e dos modelos de previsão, e o que os softwares levam em consideração:
– lead time de entrega: em
quantos dias seu fornecedor consegue entregar os produtos pedidos (ou, se você
não trabalha com o cliente final, em quantos dias você entrega ao seu cliente)?
Tenha em mente que um dia a menos na espera pelos produtos representa um dia a
menos de operações em estoques que precisam ser mantidos;
– variabilidade ou confiabilidade da entrega: também pode ser entendido pelos termos técnicos
desvio padrão ou variância, que os softwares utilizam. Representa a
confiabilidade de que a entrega será feita no prazo estipulado.
De nada adianta as entregas serem
feitas, em média 7 dias após o pedido, se num mês a entrega ocorre em 4 dias,
mas no próximo ocorre em 10 dias. Esta variabilidade é levada em consideração
pelos softwares, e elevará o estoque de segurança.
– má previsão de demanda:
atualmente é possível fazer boas previsões de demanda com recursos
relativamente limitados. Softwares de ponta farão excelentes previsões, mas
isto tem seu preço. Ainda assim, isso não significa que não é possível prever a
demanda, mas é preciso sempre estar atento ao erro da previsão e se o modelo é
compatível com a realidade, se nenhuma mudança significativa ocorreu no
mercado.
– variabilidade da previsão: da mesma forma que a variabilidade da entrega, a
variabilidade da previsão (e da própria demanda, em última análise) tem seu
impacto sobre o volume de estoques.
Demandas muito volátil exigirão estoque
maior, e aí entra em prática o que chamei anteriormente de reconexão com seus
clientes. Entenda os motivos das variabilidades e tente influenciá-los, com
fretes ou preços diferenciados, para que se adaptem à sua estratégia.
Focando nestes itens, você poderá
diminuir os estoques mantidos, melhorar o fluxo de produtos e com isso diminuir
seus custos de operação e aumentar o capital circulante.
Disponivel em:
Muito bom! =D
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