Gestão de estoque
numa pequena loja em 4 passos
A gestão de estoque de uma pequena loja precisa ser tão estratégico
quanto o de uma grande rede multinacional. Gerir o estoque é um desafio, pois a
partir dele é possível mensurar o sucesso da loja e também ver o que está
parado e precisa ser vendido o mais rápido possível. Afinal, mercadoria parada
é dinheiro parado.
Há casos em que o giro constante pode ser mais interessante do que as
margens altas. E há mercadorias em que a margem é mais importante do que a
quantidade vendida. Isto também perpassa um bom acompanhamento do estoque.
Estudos apontam que uma boa gestão de estoque pode gerar até 20% de
economia ao lojista. As duas principais preocupações do gestor de estoque são:
não deixar faltar produtos e não deixar acumular produtos.
Como fazer a gestão de estoque em uma pequena loja em 4 passos:
1. Prever demanda
De acordo com o histórico de saída das mercadorias, é possível prever
como será a venda dela. Isto permite um melhor planejamento de produção ou
compra – sempre pensando em não estocar demais e não deixar faltar.
É bom sempre ter um estoque de segurança. Se os esforços de propaganda
aumentaram ou há uma data comemorativa que pode aumentar o atendimento na loja,
é bom ter alguns itens a mais para não deixar de vender.
Este histórico pode ser gerenciado em planilhas ou softwares que
permitam relatórios rápidos. Também a capacidade analítica precisa estar bem
afiada.
2. Defina quantidades estocadas
É importante criar um processo de compra e definir qual quantidade será
estocada para cada produto. Isto evita empolgação na hora de comprar.
Também é interessante observar o tempo que os produtos demoraram para
chegar do fabricante e o tempo que levam para serem vendidos. Isso permitirá
planejar com mais antecedência.
Obviamente, estas quantidades deverão ser revistas periodicamente, de
acordo com o movimento da loja e de acordo com o feeling do comprador.
3. Defina como será a reposição
Contínuas ou periódicas, as reposições precisam seguir processos
estabelecidos conforme os objetivos do lojista, que deve se perguntar: este
produto deve ser comprado quando atingir o nível de reposição? Este produto
pode ser comprado antes dos estoques chegarem ao fim?
Também entra aí a análise minuciosa do comprador, que deve conhecer o
potencial de venda de cada produto e estar antenado com as oportunidades de
vendas.
4. Avalie os fornecedores
Bem, além dos preços, é preciso analisar qualidade dos produtos, prazos
de entrega, flexibilidade de negociação, prazos de pagamento, entre outras
características dos fornecedores de mercadoria. Isto pode ajudar a manter os
estoques sob controle e o equilíbrio das vendas.
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