Pesquisa avalia a gestão de estoques dentro das empresas
O Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain (Fone: 11
3302.9200) realizou um levantamento sobre a gestão de estoques dentro das
empresas. Desenvolvida entre os meses de fevereiro e março deste ano, a
pesquisa “Panorama da Gestão de Estoques” contou com a participação de 200
executivos, em sua maioria do segmento da indústria (66%) e de empresas de
grande porte (71%).
Entre os itens analisados no estudo estavam as dificuldades
relacionadas à mão de obra na gestão de estoques e as ações que a área tem tomado
para amenizar estas dificuldades; os níveis de entendimento dos membros da
equipe; os níveis de estoques com os fornecedores; as ações realizadas para
manter um bom relacionamento com os fornecedores; os obstáculos enfrentados
pela área; a utilização dos integrantes da equipe de suprimentos com relação à
gestão de estoque; e a utilização de práticas sustentáveis.
Dentre as principais dificuldades apontadas pelos
executivos, a falta de profissionais qualificados ficou em primeiro lugar, com
59% das respostas, seguida da ausência de gerenciamento dos profissionais, com
52%, e da relação com os fornecedores, em terceiro lugar, com 26%.
Entre as ações feitas para amenizar essas dificuldades, 52%
dos líderes afirmaram realizar reuniões periódicas para alinhar estratégias com
os fornecedores e executar treinamentos internos, 25% disseram realizar
treinamentos externos e apenas 9% não apresentam nenhuma atividade.
Já no quesito “compartilhamento dos níveis de estoque com os
fornecedores”, as respostas apontaram que uma pequena parcela, apenas 21%,
executa esse tipo de ação. Já 39% afirmaram compartilhar algumas vezes e 40%
negaram este tipo de artifício.
Com relação às ações realizadas para manter um bom
relacionamento com os fornecedores, 64% dos executivos afirmaram avaliar
frequentemente os principais fornecedores e 36% disseram fornecer e receber
feedback sobre o desenvolvimento dos negócios.
A forma mais eficaz para manter os integrantes da equipe
sempre atualizados, apontado por 33% dos entrevistados, é com a realização de
uma transferência de conhecimento entre os colaboradores de suprimentos, sempre
motivada pela liderança.
Já com relação às ações sustentáveis, quase metade dos
entrevistados, 48%, disse utilizar dessas práticas. E apenas 19% disseram não trabalhar
com esse tipo de iniciativa.
Os profissionais também afirmaram entender claramente os
impactos financeiros, as metas organizacionais e os impactos operacionais que a
gestão de estoques pode causar. Apenas 9% afirmaram não possuir nenhum tipo de
entendimento. .
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Autor: Priscilla Cardoso
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