terça-feira, 1 de setembro de 2015

Gestão de Estoque em Hotéis

Gestão de estoque é essencial para garantir bom funcionamento do hotel

Para gerir os estoques, primeiramente, é preciso estabelecer o consumo mínimo e máximo


O setor de compras, geralmente, está subordinado à controladoria, mas pode estar relacionado a outros setores também. Em hotéis de pequeno porte, o gerente geral ou o proprietário é quem se encarrega das compras. Já em estabelecimentos maiores, há um funcionário encarregado de exercer essa função.

O professor Lairson Sena, ressalta que “o sucesso econômico do hotel depende, em grande parte, de uma boa política de compras e gestão de estoques”.

A determinação do que e quanto comprar baseia-se na previsão de vendas. Para gerir os estoques, primeiramente, é preciso estabelecer o consumo mínimo e máximo. A fixação de um estoque mínimo é essencial para evitar correrias e até o mau funcionamento de setores do hotel.

“Para definir o estoque mínimo, é preciso analisar a rotatividade de cada produto. Essa definição parte da observação por alguns meses da taxa de ocupação e do grau de utilização dos diversos produtos utilizados”, explica o professor Sena.

Assim, é possível saber qual é o consumo médio mensal de mercadorias e definir o volume do estoque mínimo, para garantir a operacionalidade de todos os setores. Também é preciso considerar o tempo necessário para entrega do produto pelo fornecedor.


Vídeo a baixo mostra um pouco como são as funções do almoxarifado, setor que pode ser controlado por meio de sistema informatizado, o que traz maior eficiência ao trabalho.




Por: Clara Peron.

O que achou desta matéria? Deixe sua opinião logo a baixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário